Como a Unidade Escolar vê e ajuda a criança com dificuldade. Texto:- Assessora Pedagógica Janete Valter



Como a Unidade escolar vê e ajuda a criança com dificuldade.




Quando uma criança ingressa na escola sua primeira tarefa explicita é o aprender a ler e escrever. Entretanto essa atitude exige novas habilidades, que muitas vezes não faziam parte do cotidiano da criança. Por isso, a aquisição da leitura e escrita é quase sempre uma tarefa complexa e difícil para a maioria dos pequenos, no entanto, alguns têm mais dificuldades do que outros na questão do aprender. E várias são as questões que podem causar dificuldades na aprendizagem.

É fundamental que a individualidade da criança seja respeitada e seus interesses e preferencias sejam levadas em conta pelo professor e pela escola.

Qualquer problema observado implicará em amplo trabalho do professor e assessora pedagógica junto à família do aprendiz, com o objetivo de descobrir o que está causando dificuldade para a aprendizagem do mesmo. Dessa forma poderá agir com critérios para que a aprendizagem aconteça de forma significativa e eficiente pautada no conhecimento, compreensão e respeito do educando.

Para que a aprendizagem aconteça à instituição escolar oferece ao professor momentos de estudo no HAPCs com trocas de experiências, reflexões pontos positivos e negativos e orientação e observação da Assessora pedagógica e ao aluno a recuperação continua e paralela, no qual o trabalho é mais individualizado e focado na dificuldade de aprendizagem do aluno.

Dentro da sala de aula, já sabendo que o a criança não aprende somente com o professor, mas também com outras crianças, são realizadas as atividades cooperativas, que têm efeitos positivos no rendimento escolar, na autoestima, nas relações sociais e no desenvolvimento pessoal, permitindo ao professor dedicar mais atenção àqueles que mais necessitam a pensar em várias metodologias pedagógicas para que o ensino seja eficaz e a aprendizagem se efetive realmente.

Para assegurar esse trabalho em sala de aula as professoras contam com o auxilio de estagiários no 2º anos e, as professoras substitutas e auxiliares pedagógicas para os 1º e 2º anos, três vezes por semana. Para esse trabalho foi elaborado um horário alternativo, ora o professor da sala, ora o professor substituto, ora o auxiliar, que atendem grupos pequenos fora da sala com diversidade de conteúdos e recursos apropriados.
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