Alunas do Curso de TSB desenvolvem atividades educativas na E.M “PROF. SHIRLEY MARIANO ESTRIGA

As alunas do curso Técnico em Saúde Bucal, do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco, Bruna Barriento de Souza, Caroline Cassia Ferreira, Elisangela de Lima Alves da Silva e Josefa Taciana dos Santos, do Curso de Técnico em Saúde Bucal do Instituto Educacional Lupe Picasso Dom Bosco estiveram desenvolvendo Ações Coletivas de Educação em Saúde Bucal na E.M. Profª Shirley Mariano Estriga, nesta última sexta-feira, 17/06/2011, como parte das atividades obrigatórias de estágio.
Com muita criatividade, utilizaram material pedagógico confeccionado por elas mesmas, para levar a mensagem de promoção da saúde bucal a alunos , educação infantil e ensino fundamental que de uma forma bastante interativa participaram das atividades didáticas propostas e executadas pelas futuras formandas. As alunas lançaram mão de alegorias gigantes caracterizadas, tanto pelos materiais estilizados voltados para a boa saúde bucal como macro-escovas dentais, macro-arcadas inseridas em bichos de pelúcia, bem como os produtos que influem positivamente no aparecimento das doenças bucais como é o caso de pirulitos, balas e chocolates gigantes que representam um dos maiores inimigos da saúde bucal: o açúcar.
Interagindo com as crianças de uma maneira bastante lúdica, o grupo conseguiu transmitir a mensagem da promoção da saúde, que ao final receberam um diplominha relativo às atividades executadas.
Esse trabalho integrado com os responsáveis pela educação formal dos escolares, serve para preparar os futuros TSBs para se incorporarem aos serviços públicos de saúde, que são os mais atuantes nessa questão de promoção da saúde através de ações educacionais que permeiam a formação plena do cidadão no tocante aos preceitos do Sistema Único de Saúde. Deve-se ressaltar, porém que essas atividades podem ser realizadas pelo pessoal auxiliar de odontologia, também, nos consultórios e clínicas privadas, no sentido de aprimorar o trabalho dos Cirurgiões Dentistas e de complementar as ações individuais levadas à efeito nos seus pacientes particulares.
A atividade aconteceu sob a supervisão do Professor Edélcio Francisco Anselmo, e contou, também, com a presença da Professora Sheila Oliveira Correa, representantes da Coordenadora de Cursos Técnicos do Instituto Educacional Lupe Picasso, Dra. Maria Regina da Silva Amorim.
Parabéns, meninas, pelo brilhante trabalho, pela dedicação ao transmitir conhecimentos e pela alegria mostrada com esses pequenos seres que serão os cidadãos saudáveis do amanhã!

Agradecemos à direção da Escola Municipal pela grande acolhida e atenção, dedicadas ao grupo.
Fonte: http://franselmo.blogspot.com/2011/06/alunas-do-curso-de-tsb-desenvolvem.html
^ Suba