A LETRA Q

A letra ''q'' nao anda sozinha,ela precisa de um amiguinho!

por: Monica Braga RodrigueS
Era uma vez um amiguinho, que andava muito triste na floresta.
O nome dele era ''q'', um belo dia, ele viu um outro amiguinho, que andava na floresta também, o nome dele era ''u''. O ''q'' disse:
- Olá amigo ''u'' tudo bem?
O amigo ''u'' respondeu:
- Tudo! Mas vejo que você, não está nada bem, vejo que chorou muito hoje!
E o amigo ''q'',olhou para o ''u'' e disse:
- Chorei sim! É que me sinto muito sozinho.
O amigo ''u''disse a ele:
- Não precisa chorar!!! Olha só, todos por aqui dizem que eu sou forte e corajoso, vou andar sempre ao seu lado, mas não diga para o ''e'' e para o ''i'' que estou com você, pois eles são muito ciumentos!
Sempre quando eles vierem vou me esconder atrás de você, e o meu som não vai aparecer tá? Somente o seu.
O amigo ''q'' muito feliz e contente disse:
- Combinado!
Aí vem eles com mais letrinhas! Dê as mãos a todos porque vou me esconder!
Chagam então as letras i-a-b-o e e-i-j-o e se juntam:
Q U i a b o / q u e i j o > quiabo/ queijo
E assim viveram felizes para sempre!







20 qualidades do professor ideal



20 qualidades do professor ideal

Ao listar características de bons professores, o Referencial para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente reconhece que nem todos podem ser avaliados por provas.

O docente ideal:

1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.

2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.

3. Conhece as didáticas das disciplinas.

4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.

5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.

6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.

7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.

8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.

9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.

10. Institui e mantém normas de convivência em sala.

11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.

12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.

13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.

14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.

15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.

16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.

17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.

18. Trabalha em equipe.

19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.

20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.

Fonte: Adaptado de Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente- Documento para Consulta Pública, MEC/Inep.

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 236, Outubro 2010.

Mais sobre formação

Reportagens









Reportagens
^ Suba