INCLUSÃO VISUAL

O primeiro HTPC do mês de abril foi reservado para além de estudo um momento de unidade do grupo da escola Shirley. Reunimos então professores da educação infantil juntamente com os educadores do contra turno e os professores do ensino fundamental. Recebemos para esse encontro a Professora Maria Isabel de Oliveira efetiva na escola Leonor Mendes de Barros I que atua no A.E.E (Deficiência visual).
O tema desse encontro foi INCLUSÃO e a reunião iniciou com a apresentação de alguns professores e educadores recém- chegados na equipe, em seguida foi apresentada a professora Isabel que solicitou que cada um dos presentes definisse o que seria inclusão em apenas uma palavra. Algumas palavras foram lidas e fixadas na lousa mediando também a fala da palestrante, entre as palavras estavam:
INCLUSÃO: direito/ participação/ respeito/ troca/ incluir/ dedicação/ esforço/
adaptar..............etc.
Após esse momento de conversa e troca a professora entregou para alguns professores 2 tampão e 1 venda (na cor preta) a dinâmica iniciou dentro da sala. Então com os olhos vendados e com objetos em mãos, alguns professores apenas com o toque das mãos teriam que identificar o objeto, o riso e a alegria se fez presente nesse momento e também a expectativa do que estava por vim, vou ser escolhida para sentir esse objeto? o que será que isso? Encerrada essa primeira parte os professores com os olhos vendados receberam apoio de outros professores que “enxergavam” para se locomover da sala para fora dela e assim caminhar pelo pátio que já havia sido preparado com obstáculos (cadeiras).

Quem não estava vendado pode perceber o medo, a insegurança, a incerteza, de alguns professores ao tentar se locomover pelo pátio que agora se tornava desconhecido, alguns enfrentaram o medo outros procuraram o refugio para assim evitar aquilo que teriam que enfrentar.

Ao retornarmos para sala e agora podendo “enxergar” foi perguntado ao grupo o que sentiram, uns disseram medo, outros insegurança em prosseguir. Então a professora Isabel concluiu dizendo que o medo se refere ao sentimento de perda, perder o que temos, nesse caso a nossa visão, e que muitas vezes em nossos alunos deficientes esse sentimento também existe quando ao fazer parte de um grupo novo, ao receber a nova professora portanto é necessário começarmos a viver a inclusão, não apenas integrando o nosso aluno ao grupo mas procurando incluí-lo em sua totalidade.


 Encerramos esse momento de estudo sobre Inclusão (Deficiência visual) agradecendo o envolvimento de todos os professores e presença da  Professora Maria Isabel de Oliveira





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