O tema desse encontro foi INCLUSÃO e a reunião iniciou com a apresentação de alguns professores e educadores recém- chegados na equipe, em seguida foi apresentada a professora Isabel que solicitou que cada um dos presentes definisse o que seria inclusão em apenas uma palavra. Algumas palavras foram lidas e fixadas na lousa mediando também a fala da palestrante, entre as palavras estavam:
INCLUSÃO: direito/ participação/ respeito/ troca/ incluir/ dedicação/ esforço/
adaptar..............etc.
Após esse momento de conversa e troca a professora entregou para alguns professores 2 tampão e 1 venda (na cor preta) a dinâmica iniciou dentro da sala. Então com os olhos vendados e com objetos em mãos, alguns professores apenas com o toque das mãos teriam que identificar o objeto, o riso e a alegria se fez presente nesse momento e também a expectativa do que estava por vim, vou ser escolhida para sentir esse objeto? o que será que isso? Encerrada essa primeira parte os professores com os olhos vendados receberam apoio de outros professores que “enxergavam” para se locomover da sala para fora dela e assim caminhar pelo pátio que já havia sido preparado com obstáculos (cadeiras).
Quem não estava vendado pode perceber o medo, a insegurança, a incerteza, de alguns professores ao tentar se locomover pelo pátio que agora se tornava desconhecido, alguns enfrentaram o medo outros procuraram o refugio para assim evitar aquilo que teriam que enfrentar.
Ao retornarmos para sala e agora podendo “enxergar” foi perguntado ao grupo o que sentiram, uns disseram medo, outros insegurança em prosseguir. Então a professora Isabel concluiu dizendo que o medo se refere ao sentimento de perda, perder o que temos, nesse caso a nossa visão, e que muitas vezes em nossos alunos deficientes esse sentimento também existe quando ao fazer parte de um grupo novo, ao receber a nova professora portanto é necessário começarmos a viver a inclusão, não apenas integrando o nosso aluno ao grupo mas procurando incluí-lo em sua totalidade.
Encerramos esse momento de estudo sobre Inclusão (Deficiência visual) agradecendo o envolvimento de todos os professores e presença da Professora Maria Isabel de Oliveira |